Os florais de Bach, também conhecidos como remédios florais, são compostos extraídos de flores e outras partes de plantas. São extratos naturais líquidos e altamente diluídos, que liberam energias curativas para tratar problemas emocionais.
É um produto holístico, que atua na restauração do equilíbrio físico, emocional e espiritual de forma natural. Continue a leitura e saiba mais detalhes.
O que são remédios florais ou simplesmente florais de Bach? São extratos naturais líquidos e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que liberam energias curativas e tratam problemas emocionais.
A terapia floral atua como uma psicoterapia de uso oral, sendo considerada uma terapia holística e integrativa que promove e restaura o equilíbrio físico, psíquico, social e espiritual. É uma terapêutica natural, não invasiva, simples, eficaz e honesta que nos auxilia no sentido de aflorar nosso conteúdo psíquico e profundo, além de ampliar a compreensão dos motivos de nossos sofrimentos.
A terapia floral nos coloca em contato com nossa verdadeira essência, fazendo emergir sentimentos e emoções por vezes camuflados, mas que no íntimo ainda causam dor e nos acorrentam às nossas vivências difíceis.
Os florais são capazes de dissolver nossos problemas e nos libertar deles, para que possamos viver de forma plena e livre. O objetivo da terapia floral é nos libertar do sofrimento.
O sistema floral de Bach foi criado e decodificado pelo médico inglês Dr. Edward Bach, na década de 1930, a partir de seu entendimento de que plantas e flores contêm forças superiores curativas correspondentes à mesma frequência das virtudes de nossa alma.
Através de suas observações ao longo de sua brilhante e breve carreira, percebeu e desenvolveu a teoria de que o mesmo tratamento, em diferentes pessoas com as mesmas doenças, era eficaz em uns e em outros não. Insatisfeito e cansado da excessiva visão materialista de seu tempo, criou os remédios florais.
Dr. Bach via o ser humano de forma holística, e seu lema era “curar o doente” e não “curar a doença”.
A partir de então, Dr. Bach criou uma medicina natural, uma nova medicina para tratar a saúde emocional e espiritual do ser humano. Decodificou nas 38 Essências Florais, as frequências curativas das plantas. E cada uma delas corresponde a um estado de sofrimento emocional específico, e há ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, para situações de emergência e extremas.
A nossa alma é perfeita. Nela há sabedoria, amor, coragem, serenidade, alegria, paz, calma, benevolência, gentileza, humildade, equilíbrio e a capacidade de sempre permanecer em estado plácido, sem elevar-se e sem abater-se.
Por outro lado, nosso Eu Manifesto, ou seja, nosso eu inferior, tem fraquezas, se defronta e atravessa situações que nos trazem desequilíbrios emocionais diversos.
Desequilíbrios como medos, traumas, perfeccionismo, raiva, mágoas, culpas, inveja, desejo de vingança, fanatismo, orgulho, egoísmo, ignorância, instabilidade, ambição, intolerância, entre outros são características do nosso Eu Manifesto. Acontece que cada flor tem em si a essência que tem a mesma frequência de energia que corresponde às virtudes da nossa alma.
Portanto, é como uma consciência que conversa com nossa alma, capturando da flor e trazendo as ondas harmoniosas da Alma para nosso Eu inferior, restabelecendo o equilíbrio e a harmonia.
É importante salientar que os florais não substituem os tratamentos médicos.
A terapia floral proporciona o equilíbrio e os ajustes emocionais necessários tanto na prevenção, no autoconhecimento, como na auto cura. Pode ser usada em todas as fases do desenvolvimento humano. Os florais podem ser utilizados durante a gravidez, para recém-nascidos, em todas as fases dos bebês, na infância, adolescência, na velhice e em todas as situações de mudanças e dificuldades ocasionais da vida, nas emergências e outros.
Sendo assim, todos podem fazer uso dos florais, incluindo plantas e animais. Também é uma terapia complementar, que pode ser usada juntamente com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.
Todas as emoções que estão em desequilíbrio, sentimentos que estão em conflito que negamos ou que temos que modificar podem ser tratados. Insatisfação, incerteza, insegurança, raiva, medos em geral, apreensão, maus pressentimentos, ciúmes, angústia, mágoas, culpas, tormento interior, timidez, indecisão, pavor, desânimo, impaciência e intolerância são alguns exemplos.
Irritação, apatia, falta de disposição, apegos a pessoas (ou situações), apegos a coisas do passado, pensamentos repetitivos e indesejáveis, complexos, vontade fraca e submissão, conflitos em relacionamentos, medo, preocupações obsessivas e muitas outras situações podem ser tratada com eles.
Também são indicados em fases de mudanças, tais como: separações, luto, perdas, fases de transição, mudança de emprego, transformações familiares, sociais e mudanças forçadas ou inesperadas que carecem de adaptações a novas circunstâncias. Assim como, por exemplo, ao atravessar períodos de doença, mudanças repentinas e outros.
Os florais de Bach são um presente da natureza para a humanidade e qualquer pessoa pode adquirir para uso. São seguros e não apresentam contraindicações. Contudo, nem todas as pessoas sabem escolher quais as melhores opções, que são mais adequadas para a sua situação.
Imagine que em um caso hipotético, uma pessoa tem bastante dificuldade em fazer escolhas e sofre com a indecisão. Essa pessoa pode comprar uma essência para ajudar em suas escolhas. Contudo, ao passar por um profissional, ele pode ajudar indicando essências que trazem mais clareza no pensamento, para que tenha discernimento, se conectar com sua essência e seu propósito superior, para que passe a fazer escolhas de forma mais consciente e assertiva.
Ainda, um mesmo cliente pode ter necessidades distintas, que apenas um terapeuta poderá avaliar e prosseguir o tratamento da melhor forma. Um terapeuta possui formação e capacitação necessárias, além de sensibilidade para entender os desequilíbrios relatados pelos clientes.
Através do relato, vai avaliar queixas e comportamentos, para identificar os problemas e elaborar o melhor percurso junto com os florais de Bach. Sempre de forma personalizada, considerando o contexto, sintomas, crenças, objetivos e estilo de vida.
Além disso, vale lembrar que a terapia floral é um “descascar de cebolas”, ou seja, é um processo terapêutico de abertura de consciência, aonde o conteúdo psíquico vai se aflorando em camada por camada, desde a camada mais superficial até a mais profunda que está em seu inconsciente. O terapeuta vai avaliando e ajustando as essências de acordo com cada novo momento.
A terapia floral é também um processo de autoconhecimento. As sessões e a reavaliação ocorrem uma vez por mês. A duração e o número de sessões vão depender de cada caso individual, se o problema é situacional ou de longa data, os efeitos dos florais são sutis e progressivos, geralmente se é situacional, duas ou três consultas de reforço serão suficientes.
Em casos onde há questões mais profundas e dependendo do tipo de personalidade, o tratamento pode ocorrer durante anos e em alguns casos, com situações mais arraigadas, por longos anos. Por isso o acompanhamento profissional é tão importante.
Os florais de Bach foram os pioneiros e o Dr. Bach foi o precursor da terapia floral como conhecemos hoje, utilizada há mais de 80 anos. Os florais de Bach são reconhecidos pela OMS e pelo SUS, no Brasil.
O sistema de florais de Bach original conta com 38 flores e plantas, divididas em sete grupos de representação biopsíquicas. São eles:
Após o Sistema de Bach original, surgiram muitos sistemas notáveis, com excelentes resultados e atualmente é quase impossível precisar todos os sistemas florais que existem, mas todos bebem da mesma fonte de Bach, o que significa que todos têm os mesmos princípios ativos.
Quer saber mais detalhes? Agende já sua consulta online comigo.
Encontrei um grande sentido de vida ao ajudar as pessoas a pôr em ordem sua casa emocional e mental, tratar de seus processos e dificuldades. Atuo com Terapia de Sessões Únicas e convencional.