A Terapia de Sessão Única é um termo que é visto de diversas maneiras por profissionais da saúde mental. Isso ocorre pois muitos não acreditam que um encontro terapêutico de sessão única seja capaz de trazer benefícios e mudanças positivas na vida de um indivíduo, que contrasta com o modelo tradicional de terapias de médio a longo prazo.
Entretanto, a TSU existe globalmente há mais de 30 anos e está ganhando visibilidade no Brasil por promover maior acessibilidade ao tratamento psicológico, integrando um modelo de cuidados em níveis escalonados.
Nosso propósito é desmistificar, clarear e esclarecer os conceitos e preconceitos em torno da TSU, uma vez que é uma modalidade terapêutica válida, eficaz e necessária. Precisamos, primeiramente, esclarecer o que a TSU não é: Não se trata de um golpe publicitário, nem charlatanismo.
Não é nenhuma abordagem teórica, nem aconselhamento. Não é uma solução milagrosa e nem se baseia na Terapia Cognitivo Comportamental. Não foca apenas em acolhimento e escuta ativa, tampouco oferece soluções instantâneas e fáceis. Definitivamente, não é um serviço de urgência psicológica.
A TSU – Terapia de Sessão Única – é uma modalidade estruturada com lógica, premissas e diretrizes e centrada no cliente. É norteada com um propósito específico de intervenção, seguindo etapas claramente estabelecidas de começo, meio e fim, com transparência.
Seu objetivo principal é a implementação de um atendimento terapêutico focado em uma única sessão completa, na qual os dilemas, problemas e queixas do cliente são identificados e trabalhados de forma pontual e objetiva, sustentados em suas necessidades e dificuldades.
Terapeutas que utilizam lógicas, princípios e diretrizes típicas do TSU em sua prática clínica, advém de abordagens diferentes, que podem diferir muito entre si. O principal objetivo da TSU é ajudar o cliente a enfrentar seus obstáculos e seguir em frente com sua vida o mais rápido possível. Terapeuta e cliente estão ali intencionalmente, num contexto de transparência, franqueza e colaboração mútua.
Vale ressaltar que, embora a sessão seja projetada para ser única e completa, se o cliente sentir a necessidade de mais terapia, tem a opção de agendar outras sessões únicas. No entanto, o objetivo principal é que a sessão única seja suficiente.
A TSU é uma modalidade terapêutica altamente centrada no cliente, capaz de se adaptar às demandas contemporâneas. Ela está presente há mais de 35 anos em diversos países como Austrália, Canadá, Itália, Inglaterra, EUA, Israel e China, e agora está chegando no Brasil.
Pesquisas apontam que muitas pessoas iniciam terapias convencionais e acabam desistindo por diversos motivos, ou porque acham que uma sessão foi suficiente, ou por não querer assumir um comprometimento fixo, ou falta de tempo, por dificuldades financeiras, de deslocamento, e até emocionais. A TSU emerge como uma alternativa eficaz para esses casos, possibilitando a resolução de questões pontuais.
A TSU busca alcançar o que é possível dentro de uma sessão, com metas claras definidas antecipadamente, alinhando as expectativas, objetivos e resultados entre terapeuta e cliente. A essência da TSU é Psicosaúde substituindo psicopatologia, soluções substituindo problemas e parceria substituindo hierarquia terapeuta-cliente.
O conceito de Terapia de Sessão Única não é recente. A prática teve início em 1977 por um centro de aconselhamento em Mineápolis.
Mosche Talmon, precursor da TSU, e Michael Hoyt, durante seu trabalho na organização de saúde mental Kaiser, em Oakland, Califórnia, nos anos 1980, observaram que muitos clientes participavam de apenas uma sessão e não retornavam. Dúvidas surgiram: “Seriam os terapeutas não tão capacitados? Ou o modelo de terapia não estava funcionando?”.
Tendo essas perguntas em mente, Talmon, Hoyt e seus colegas conduziram pesquisas com esses clientes para entender a razão de tal comportamento. Para surpresa, muitos clientes achavam que uma sessão só fora suficiente. A partir disso, Talmon, Hoyt e outros pesquisadores começaram a estudar de forma estruturada o potencial e a eficácia da TSU.
Realizaram extensas pesquisas sobre o potencial da TSU nos países anglo-saxônicos, como América, Austrália e Inglaterra, com o modelo “Face to Face”. Os resultados confirmaram a eficácia da TSU, os indivíduos saíam mais motivados, menos estagnados, com um plano de ação, com aceitação, comprometimento e com benefícios.
Essas pesquisas clínicas continuaram a evoluir, atraindo o interesse de outros pesquisadores de destaque, querendo confirmar se a TSU de forma organizada, estruturada, com começo, meio e fim, realmente funcionava. Com resultados consistentes, a TSU foi estruturada de forma sistemática, e um estudo mais amplo foi realizado com 58 novos clientes.
Os resultados provaram a eficácia da TSU mais uma vez, com 59% dos clientes reportando satisfação com o tratamento e melhorias significativas até três meses após a sessão. A apresentação dessas descobertas no primeiro Congresso de Terapia na Califórnia levantou debates entre os terapeutas.
Por um lado, terapeutas incrédulos quanto à eficácia da TSU e, por outro lado, vários terapeutas passaram a seguir os passos da equipe de renomadíssimos pesquisadores. Conforme foram avançando nas pesquisas e práticas, tiveram mais confirmações de sua eficácia e assim tomaram a atitude de tornar esse conhecimento científico sólido e seguro.
Com o tempo, mais pesquisadores começaram a adotar a TSU, corroborando sua eficácia. Foi assim que, em 2012, pesquisadores de destaque da Itália, Canadá, Inglaterra, EUA e Austrália iniciaram pesquisas adicionais sobre TSU, culminando na nova definição de TSU em 2018: “A TSU é uma sessão completa, com início, meio e fim, com objetivos pontuais específicos compartilhados entre o terapeuta e o cliente.
O cliente pode escolher passar por várias sessões únicas ao longo do tempo, com espaçamento por exemplo de duas ou três vezes por ano, de modo que o cliente tenha tempo para ir para vida pondo em prática o que foi trabalhado na TSU”.
Há mais de 25 anos, Dr. Moshe Talmon, seus colaboradores e equipes, têm orientado terapeutas em todo mundo sobre métodos para fornecer tratamento terapêutico eficiente na Terapia de Sessão Única.
A TSU focada em soluções fornece uma prática baseada em evidências, e é uma revolução que atende a atual e crescente sociedade de consumo; no mundo todo existe uma busca por terapias mais breves e eficazes.
É importante ressaltar que a TSU não está restrita a nenhuma abordagem psicológica, ao contrário, ela é uma modalidade de intervenção livre que se adapta a diversas técnicas, métodos e abordagens terapêuticas.
A TSU agendada é muito ampla. O terapeuta está qualificado e capacitado para identificar, educar e fazer as intervenções adequadas e necessárias de forma eficiente, dentro de uma única sessão completa. A TSU trabalha dentro do modelo escalonado.
Nesse modelo podemos agregar a TSU a outros serviços com níveis de intensidades diferentes. Em outras palavras, podemos metaforicamente imaginar uma pessoa que, em certas fases da vida, está extremamente bem.
No entanto, sua experiência pode mudar significativamente devido a fatores predisponentes ou ao contexto em que se encontra, chegando a experimentar situações de maior gravidade. Assim, ao longo da vida, essa pessoa pode passar por diferentes circunstâncias e, consequentemente, necessitar de serviços com diferentes níveis de intensidade.
A ideia é oferecer ao indivíduo o suporte que ele precisa de acordo com suas necessidades atuais, de modo que o tipo de serviço, a orientação e as intervenções sejam diferentes para cada problemática. Portanto, até mesmo aqueles enfrentando casos mais graves podem contar com a Terapia de Sessão Única como um ponto inicial, garantindo acesso a um apoio como.
O indivíduo pode receber esse suporte durante um transtorno de pânico, por exemplo, onde sabemos que o melhor nesse caso, e o tratamento mais adequado, seria fazer terapia convencional, como a TCC. Mas o indivíduo não quer fazer, acha que aquilo foi pontual ou que não se repetirá.
Mas, ao buscar a TSU, ele já sairá com as intervenções corretas, ferramentas práticas e um plano de ação eficiente que auxilia a evitar a cronicidade desse acontecimento. Ao abordar a intensidade de serviços, estamos nos referindo a níveis baixos, médios e altos.
A TSU trabalha com serviços de baixa intensidade. Já os serviços de alta intensidade, geralmente, são mais difíceis de acessar e são disponibilizados para um número limitado de pessoas devido à sua alta complexidade.
Para entender se a Terapia Sexual Única – TSU – é apropriada para você, considere algumas questões pontuais e/ou situacionais não clínicas nas quais ela pode ser útil. A TSU visa aprimorar a autonomia do indivíduo e fomentar sua responsabilidade pessoal.
Ela é especialmente eficaz para aqueles que não possuem tempo para se comprometer com uma terapia convencional e extensa, ou para aqueles que buscam uma abordagem mais direta para tratar um desafio pessoal que esteja enfrentando.
Esses desafios podem variar em um amplo espectro de áreas. No campo da sexualidade, por exemplo, a TSU pode ser útil em casos de disfunção erétil, vício em pornografia, câncer de mama e seus impactos na sexualidade, educação e orientação sexual para noivos, pais, adolescentes, pessoas que estão de volta à pista, ou ainda em questões relacionadas à discrepância na frequência sexual e falta de libido.
Além disso, a TSU se mostra eficaz para quem está diante de um dilema complexo e precisa de clareza para tomar uma decisão. Pode ser benéfica também para quem enfrenta problemas emocionais como depressão leve a moderada, pensamentos intrusivos, negativos e persistentes, e para quem sofre de timidez e ansiedade social.
Se você estiver passando por momentos existenciais difíceis, como a perda e o luto, ou lidando com pesos existenciais como culpa e arrependimento, a TSU pode ser uma opção válida para auxiliar nesse processo.
Pessoas com dificuldade em tomar decisões iminentes e precisam discutir sua questão para tomada de decisão.
Indivíduos que necessitam de terapia convencional, mas não desejam ou não podem se comprometer com um processo terapêutico de longo prazo.
Pessoas que estão lidando com problemas emocionais ou comportamentais não clínicos que podem se agravar se não forem tratados.
Indivíduos que estão sentindo dificuldade de ajustamento e adaptação à mudanças.
Pessoas que estão em situações desconfortáveis e precisam de ajuda para lidar com elas.
Aqueles que têm problemas clínicos, mas só estão prontos para lidar apenas com questões pontuais.
Pessoas que veem terapia como um processo intermitente e direcionado ao cliente.
Aqueles que estão abertos à terapia, mas querem primeiro ter certeza de sua importância e sua adaptabilidade.
Pessoas com problemas clínicos prontas para abordar problemas não clínicos, como preparação para uma apresentação ou entrevista de emprego.
Indivíduos que precisam de orientação para lidar com situações estressantes e dar o próximo passo.
Pessoas que estão dispostas a assumir a responsabilidade por suas ações e querem entender seu papel nos problemas.
Indivíduos que são realistas sobre o que pode ser alcançado em uma sessão, mas ainda confiantes em sua capacidade de avançar.
Aqueles que estão abertos para discutir seus problemas e aceitar sugestões e orientações.
Pessoas que são motivadas a fazer uma mudança em suas vidas e dispostas a agir para fazê-lo.
Pessoas que estão focadas em resolver um problema específico.
Pessoas que estão comprometidas em esforçar-se durante a sessão e seguir as etapas escolhidas após o término da sessão.
Pessoas que têm receios e dificuldades para construírem uma relação terapêutica, ou que precisam de terapia convencional de alta intensidade com abordagens mais específicas. Pessoas que têm problemas com severidade e cronicidade e precisam de tratamento mais específico, ou que têm mais dificuldade para verbalizar e vão precisar de mais tempo.
Situações em que o cliente provavelmente se sentirá abandonado pelo terapeuta; a TSU não apenas convida o cliente a formar um relacionamento rapidamente com seu terapeuta, mas também exige que ele se desligue desse relacionamento com a mesma rapidez.
Ao concluir seu agendamento, um questionário preliminar será enviado a você. Este questionário terá o objetivo de obter a maior quantidade de informações sobre a sua particularidade, o que nos permitirá perspectivar melhor a sua situação.
Em seguida, você receberá o link para a sala de reunião no Google Meet, com o tempo de duração estimado de até 2 horas. No início da sessão, nos certificaremos de que você compreendeu o propósito da sessão de TSU. Em caso afirmativo, estabeleceremos seus objetivos e expectativas.
Com a minha experiência e conhecimento técnico, baseados em evidências concretas, irei auxiliá-lo a descobrir uma solução significativa e de grande valor. Para finalizar, traçaremos um plano de ação, que será como um mapa para orientar você a dar o próximo passo em direção ao seu objetivo previamente estabelecido.
Lembrando que, muitas vezes, uma simples compreensão dos fatos traz clareza para dar o próximo passo, e isso é o suficiente. O objetivo do Encontro Terapêutico de Sessão Única é ajudar a pessoa a reconhecer e/ou criar em si mesmo as forças e recursos necessários para enfrentar as dificuldades e irem rumo à direção que desejam.
A TSU não se destina a substituir sessões de terapia mais longas. Embora a TSU possa não ser a melhor opção para indivíduos que lidam com questões mais complexas ou de longa data, como problemas de personalidade, ainda pode ser benéfico para aqueles que têm preocupações mais específicas ou de curto prazo.
É importante lembrar que os indivíduos são mais do que apenas o seu diagnóstico, e podem ter problemas cotidianos que podem ser resolvidos em uma única sessão.
Além disso, a TSU é uma modalidade eficaz e acessível que veio para somar. A TSU pode ajudar o indivíduo a clarear a situação e ver de vários ângulos para ter autoconfiança de buscar a certeza de qual caminho deve seguir. Muitas vezes, uma pequena mudança é o suficiente para seguir em frente.
Se você ainda tem dúvidas, isso não é um problema, basta acessar o post que criamos justamente para trazer mais esclarecimentos.
Encontrei um grande sentido de vida ao ajudar as pessoas a pôr em ordem sua casa emocional e mental, tratar de seus processos e dificuldades. Atuo com Terapia de Sessões Únicas e convencional.