“Beneficiando pessoas numa sessão”
A Terapia de Sessão Única é uma modalidade de resolução de problemas pontuais. É um encontro entre cliente e terapeuta, onde ambos de forma colaborativa, transparente e muito focada, irão intencionalmente se debruçar sobre o problema ou a situação-dilema que o cliente quer resolver de forma rápida e eficaz.
Essa modalidade é muito útil para pessoas que têm pouco tempo, ou preferem terapias intermitentes, buscam um caminho mais direto e centrado, para saírem da estagnação quando se encontram em situações como: tomada de decisão, autoconhecimento, perdas e luto, depressão, culpas e dívidas conscienciais, e também diversas queixas na área da sexualidade, ou busca por educação e orientação sexual para pais, noivos, adolescentes e outros, pois são demandas muito pertinentes e eficazes para Sessões Únicas.
Quando surgiu a Terapia de Sessão Única?
Há mais de 35 anos, pesquisadores renomados de diversos países, da área de saúde mental, acompanham intensamente grupos controlados de longo prazo, de pessoas que experienciaram e se beneficiaram da TSU em todo mundo. Só na Austrália mais de 40 mil casos atestam a eficácia e a satisfação da TSU. E as pesquisas e publicações só crescem e há uma imensa gama de literatura em inglês, além de renomadas revistas e artigos científicos.
Como funciona uma Sessão Única de TSU?
Ao optar pela Terapia de Sessão Única, fazemos um contato prévio, e assim que concluir seu agendamento, você receberá o link da sala onde faremos a sessão por até 2 horas, via Google Meet. Já em sessão, alinhamos as nossas expectativas e confirmamos o seu objetivo a ser trabalhado. A minha função de terapeuta é conduzir a sessão permanecendo dentro do foco, em seguida compartilharei com você as intervenções e estratégias ou orientações necessárias, que sejam valorosas, significativas e possíveis, focadas na solução do problema, trilhado dentro das diretrizes da TSU. A sessão é concluída com um plano de ação, o qual você irá testar, sair da estagnação e dar o próximo passoSemanas após o encontro, farei um breve contato para checar se o plano de ação que foi traçado em sessão foi posto em prática, se você conseguiu dar o próximo passo em direção ao seu objetivo, e também se entendeu que aquela sessão única foi suficiente, ou se gostaria de agendar outra sessão única ou mesmo outros serviços que ofereço, mas a proposta é que a sessão seja sempre única e completa, com começo, meio e fim.
Será possível ter um bom resultado em apenas 2 horas de Sessão Única?
Sim, é possível conseguir um bom resultado em 2 horas, porque estaremos livres de ansiedade, muito focados naquele objetivo pontual, além disso o questionário pré-sessão nos ajuda muitíssimo para trazer clareza e auxílio pra definirmos o foco e para alinharmos as expectativas, e fazermos as intervenções necessárias para cada caso, de modo que o cliente saia com um plano e ação, saia da estagnação e dê o próximo passo.
“Se a Terapia de sessão Única é tão boa, ninguém mais vai querer terapia longa!!”
A Terapia de Sessão Única não pretende tomar o lugar das terapias convencionais, ela é voltada para questões pontuais e para pessoas que estejam abertas e receptivas, que entendem que uma sessão única é capaz de ajudá-las a “virar a chavinha”, dar o próximo passo. Além disso, também há pessoas que preferem fazer terapia de forma intermitente. As terapias convencionais são voltadas mais pra casos com mais cronicidade, mais severidade, e pessoas que querem, gostam, se sentem mais seguras com encontros terapêuticos mais longos, e mesmo as que fazem terapias convencionais poderão em algum momento se beneficiar da TSU para abordar uma questão pontual, ou mesmo enxergar a questão por outros ângulos.
Qual a diferença de fazer uma sessão com qualquer terapeuta e fazer uma Terapia de Sessão Única, não seria a mesma coisa?
A Terapia de Sessão Única é uma modalidade, um jeito de fazer terapia, e o terapeuta faz essa prestação e serviço dentro da estrutura e metodologia da TSU, e ele precisa estar capacitado para seguir as diretrizes e oferecer seus conhecimentos técnicos dentro dessa modalidade, nem todos os profissionais estão capacitados para seguir a TSU como ela é estruturada, por isso a necessidade da capacitação.
A Terapia de Sessão Única não é o mesmo que um plantão psicológico?
A TSU agendada não é plantão psicológico, no plantão psicológico o profissional está disponível para atender as questões mais urgentes, diferente da TSU agendada, onde você encontrará diversos nichos, e, além disso, pressupõe questionário pré-sessão.
Tenho depressão, posso fazer Terapia de Sessão Única?
Você pode fazer TSU para depressão leve a moderada, além do que existe a depressão sorridente que embora seja bem grave, a pessoa pode se beneficiar muito com a TSU, seja com a própria sessão única, seja tendo uma maior clareza do processo e direcionamento, os quais evitarão desfechos bem piores, caso a pessoa não se atente para isso a tempo.
E se eu não conseguir falar tudo na Terapia de Sessão Única?
Fazemos um questionário pré-sessão, por isso focamos muito no objetivo que deve ser específico, claro, aderente a realidade, ou seja , mensurável, realizável temporal. Além disso, no início da sessão vamos clarear e alinhar as expectativas e seguir colaborativamente, você com o problema pra resolver e eu com a técnica para nos debruçarmos sobre a questão buscando as melhores soluções.
A Terapia Sessão Única trabalha com qualquer demanda?
Não, existem os casos que têm maior severidade, cronicidade, ou mesmo nem todo mundo prefere ter maior independência do profissional e requerem mais tempo, e precisarão buscar a terapia convencional. Além disso, a TSU não é uma estrutura restrita a uma única abordagem, e sim, voltada para diversas abordagens, onde cada profissional oferece a TSU conforme sua linha de trabalho ou nichos.
Sofro com ciúmes, será que a Terapia de Sessão Única vai me ajudar em tão pouco tempo?
Assim como ciúmes, ansiedade, angústia, raiva, tristeza, culpa e outras, ou situações de luto, separação, perdas, etc, são emoções ou circunstâncias que estão presentes no ser humano em geral e poderão ser trabalhados dentro da sessão única, porque estaremos livres de ansiedade, extremamente focados e debruçados sobre a única questão.
Todo profissional da Terapia de Sessão Única atende as mesmas demandas?
Não, até porque a TSU não é restrita a uma única abordagem e sim a várias, por isso é fundamental ter a capacitação para seguir as diretrizes dentro da estrutura da TSU, portanto você irá encontrar profissionais que oferecem nichos diversificados.
O psicólogo ou terapeuta trabalha com algumas áreas, então na Terapia de Sessão Única eles trabalham com tudo?
Não, de modo geral, o psicólogo ou terapeuta tem seus direcionamentos terapêuticos de acordo com seus conhecimentos técnicos e sua expertise, e igualmente na terapia de Sessão Única, encontramos diversidade no quesito nichos e áreas, dificilmente o profissional irá trabalhar com tudo, e sim no que ele se julga capaz de resolver.
Como vou saber se tive benefício pós Terapia de Sessão Única?
A ideia é que o cliente saia com um plano de ação e o ponha em prática o mais breve possível, saia da estagnação e dê o primeiro passo, para inclusive saber se a sessão realmente trouxe benefícios e resultados que ele estava buscando.
Ao término da sessão você concluirá se ela foi suficiente e atingiu seu objetivo, ou se precisará de um tempo para analisar e refletir sobre o que foi acordado, ou se precisará de mais uma sessão única ou até uma terapia convencional.
Tem que ter registro para trabalhar com a Terapia de Sessão Única?
Por se tratar de uma modalidade de terapia, ou seja, um modo de fazer terapia toda estruturada e com comprovação científica e aplicada no mundo todo, não requer nenhum registro, mas sim que o profissional seja capacitado, ético, domine muito bem suas técnicas e seus conhecimentos e siga todas as diretrizes e com muita responsabilidade e boa intenção para com seus clientes.
Como posso saber se a Terapia de Sessão Única é adequada para mim?
Se você tem uma questão pontual e objetiva, se você for realista, está motivado e disposto para fazer uma mudança em sua vida e confia na sua capacidade de agir para dar o próximo passo, está aberto a receber orientações e estratégias, além de estar focado e comprometido em se esforçar, seguir as orientações para resolver um problema específico, sair da estagnação, testar seu plano de ação e dar o próximo passo, a TSU é pra você.
Como é o processo de avaliação ou diagnóstico antes de uma Terapia de Sessão Única?
A TSU não faz diagnóstico, fazemos uma avaliação pré-sessão sobre o objetivo que o cliente deseja trabalhar, solucionar, e essa avaliação irá nos ajudar muito a esclarecer o objetivo, e alinhar as expectativas para realizarmos a sessão de forma assertiva e eficaz.
Posso escolher o foco da minha Sessão Única de terapia ou é determinado pelo terapeuta?
Depende do profissional, em geral sim, entretanto há profissionais que oferecem nichos específicos. Por exemplo, ofereço a TSU na área da sexualidade, no autoconhecimento, na tomada de decisão, ansiedade, angústia, depressão e outras.
Como são mantidas a privacidade e a confidencialidade durante uma Terapia de Sessão Única?
A privacidade, o sigilo e confiança são fundamentais nesse tipo de prestação de serviço, em toda e qualquer terapia, seja presencial ou online. Por isso fazemos reunião em plataforma segura e passamos as orientações gerais para o cliente, de modo que ele esteja confortável, tenha privacidade total e claro, tenha confiança no profissional, o qual deve ter capacitação em TSU, ser ético, transparente e muito respeitoso com o cliente. O que se passa em sessão é estritamente confidencial.
Qual é o perfil das pessoas que buscam a Terapia de Sessão Única?
Pessoas que têm uma questão pontual e objetiva, que são realistas, estão motivadas e dispostas para fazer uma mudança em sua vida, confiam na sua capacidade de agir para dar o próximo passo, estão abertas a receber orientações e estratégias, além de estarem focadas e comprometidas em se esforçar, seguir as orientações para resolver um problema específico, sair da estagnação, testar seu plano de ação e dar o próximo passo.
Como é o processo de avaliação ou diagnóstico antes de uma Terapia de Sessão Única?
A TSU não faz diagnóstico, fazemos uma avaliação pré-sessão sobre o objetivo que o cliente deseja trabalhar, solucionar, e essa avaliação irá nos ajudar muito a esclarecer o objetivo, e alinhar as expectativas para realizarmos a sessão de forma assertiva e eficaz.
Existem situações em que a Terapia de Sessão Única não é recomendada?
Sim, com certeza, situações que têm severidade, cronicidade e precisam de intervenções de alta intensidade, além do perfil do cliente, porque a TSU exige colaboração total no processo, mas terminada sessão exige independência o mais rápido possível, é esperado que o cliente vá pra vida testar seu plano de ação, saia da estagnação e dê o próximo passo.
Como saber se a Terapia de Sessão Única é pra mim e o que pode ser trabalhado?
A terapia de sessão única é para você que tem um problema, ou uma situação-dilema, se sente estagnado e precisa de uma solução de forma rápida e assertiva.
A Terapia de Sessão Única não é para você, se seu problema for muito complexo, o qual vai requerer intervenções específicas e de alta intensidade e longa duração, nesse caso a terapia convencional será bem mais apropriada.