A Vigorexia é um distúrbio caracterizado por uma compulsão para alcançar a forma perfeita e, também, pela compulsão por atividades ou exercícios físicos. Ela pode ser enquadrada dentro de um dos espectros do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Em alguns aspectos a compulsão pela forma perfeita do corpo pode lembrar a Anorexia, porém de uma forma oposta. Na Vigorexia, a pessoa se percebe muito fraca e sem massa muscular, mesmo que seja exatamente o contrário: forte e musculosa. Já na Anorexia, ela se percebe maior do que é.
As duas situações descritas acima se enquadram na chamada visão distorcida da percepção do corpo, sendo denominada como um transtorno dismórfico corporal. Ou seja, a pessoa não consegue enxergar o corpo que realmente tem. E isso leva ao desenvolvimento do distúrbio de compulsão pela busca do corpo perfeito.
Principais sintomas
A Vigorexia e essa visão distorcida do próprio corpo, leva a pessoa a uma dependência física e emocional da atividade física. Para alcançar a forma que acredita ser perfeita, ela vai à academia ou malha em outros locais, até em casa, incessantemente, sem descanso. Realiza a atividade física por muitas horas, todos os dias e com grande intensidade.
Além disso, mesmo em momentos de lazer, como viagens, ou quando está com alguma lesão, treina da mesma forma, sem considerar o contexto em que está vivendo ou a dor que pode estar sentindo.
Não conseguir se exercitar pode representar um sofrimento muito grande para quem sofre de Vigorexia. A pessoa acaba desenvolvendo sentimentos como, por exemplo, a ansiedade, a irritação, a insônia e até mesmo uma grande culpa.
Da mesma forma que como se fosse uma abstinência, a tendência é que quem desenvolve o distúrbio aumente cada vez mais a sua rotina de exercícios físicos. O objetivo é tentar conseguir obter o mesmo prazer sentido inicialmente. Levando muitas vezes ao aumento de peso e ritmo dos treinos. Outro ponto importante a se observar é o uso de dietas sem acompanhamento profissional.
Uma das consequências da Vigorexia, infelizmente muito comum e mais grave, é o uso de esteroides anabolizantes, o que pode trazer sérios danos à saúde e que, algumas vezes, podem ser irreversíveis.
Reflexos no comportamento social
Outro problema relacionado a esse distúrbio, assim como em outros que caracterizam a compulsão, é a interferência na vida social e, até mesmo, no trabalho da pessoa que está passando por essa situação. Nenhuma outra atividade desperta o interesse além dos exercícios, da academia, das atividades físicas. A situação pode ser mais complexa, inclusive, influenciando negativamente relacionamentos afetivos se eles atrapalharem essa rotina da busca pelo corpo perfeito.
O que fazer e como tratar a Vigorexia
Um dos meios de tratamento desse distúrbio é a TRG – Terapia de Reprocessamento Generativo, uma terapia destinada à solução de distúrbios emocionais e psicossomáticos. Neste tratamento, o inconsciente do cliente irá liberar os traumas e destravar os bloqueios. Dessa forma, acontecerá um reprocessamento que dissolverá as origens dos problemas que mantém a dependência da atividade física.
O objetivo desse tipo de tratamento com TRG é libertar a pessoa dos gatilhos que provocam os comportamentos que levam a todo o quadro de compulsão.
Assim que o tratamento vai evoluindo, o cliente começa a perceber a reestruturação de seu psiquismo. Isso acontecerá através de mudanças comportamentais como, por exemplo, o aumento da autoestima, uma melhor aceitação do próprio corpo e uma menor dependência da atividade física. Além disso, o retorno do bem-estar e de uma vida com mais leveza caracterizam os excelentes resultados proporcionados pela terapia.
Você se reconheceu em alguma parte do texto e gostaria de ajuda? Então, eu aguardo você!