O termo Coaching Cognitivo-Comportamental (CCC) é um modelo de coaching que incorporou técnicas e estratégias da abordagem cognitivo-comportamental. Estratégia essa, desenvolvida no início dos anos 1990 pela escola britânica de experts em TCC, liderados pelo Professor, PhD, Stephen Palmer, após inúmeros estudos baseados em publicações das principais revistas especializadas no mundo que aprovaram e comprovaram a eficiência dessa abordagem.
Essa abordagem parte do pressuposto de que “não importa o que nos acontece, o que importa é como interpretamos o que nos acontece”. São como as lentes de um “óculos” onde vemos e interpretamos o mundo, os outros, e a nós mesmos.
Portanto, o que conta não é a situação, mas sim a forma como essa situação é interpretada e como ela vai influenciar o modo como sentimos, reagimos e nos comportamos.
O Coaching Cognitivo-Comportamental é indicado para indivíduos sem transtornos emocionais graves, ou seja, a população não disfuncional.
O objetivo desse processo é olhar para as áreas problemáticas onde as dificuldades vivenciadas estão impedindo o desenvolvimento da pessoa, e as áreas que ela gostaria de lidar, seja na vida emocional, pessoal, familiar, social, profissional, entre outros.
O Coach Cognitivo comportamental vai direcionar colaborativamente junto com o cliente a descoberta das questões pontuais que trazem dificuldades e desconforto no seu dia a dia. A partir daí o cliente vai identificar, compreender, e ressignificar seus processos internos que envolvem:
Essa modalidade de Coaching é indicada para pessoas que querem reorganizar seus pensamentos, atingir objetivos e se libertar das crenças negativas que impedem seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Além de eliminar as causas de problemas nos relacionamentos e na saúde.
Alguns exemplos de reflexões que devem ser feitas nesse processo são:
O foco é o “dar-se conta”, fazer a reestruturação cognitiva, identificar e compreender padrões repetitivos de pensamentos disfuncionais, avaliar, e modificar as crenças que estão por trás desses padrões entre os pensamentos, sentimentos, sensações e comportamentos correlacionados influenciando sua forma de ver, se comportar, e também de construir um Mindset positivo.
Vinculando a um plano de ação para promover uma mudança comportamental, para o alcance de seus objetivos pessoais, profissionais, ou em qualquer área que você desejar.
Isto é, refazer suas crenças, repensar a vida, melhorar sua assertividade, sua autoestima e atingir seus objetivos.
O Coaching Cognitivo-Comportamental organiza nossa casa mental, pois gera um efeito terapêutico positivo na vida dos clientes.
Dentre os benefícios estão:
Além disso, para pessoas desatentas ou com excesso de ansiedade o coaching promove técnicas de organização, planejamento de novos hábitos, ações, disciplina e execução de tarefas. Dando autonomia, de modo que o cliente possa lidar com questões por conta própria, de forma independente, sendo seu próprio terapeuta.
As sessões de Coaching Cognitivo-Comportamental tem começo, meio e fim e geralmente ocorrem semanalmente de forma sequencial e previamente estabelecida.
A dinâmica é ativo e cooperativo, onde a pessoa é corresponsável pelo seu próprio desenvolvimento e por compreender as tarefas.
Voltado aos problemas no aqui e agora, usando dados do passado apenas quando — e se, contribuírem para uma maior compreensão do todo. Estimulando a auto-educação, para que a pessoa se torne o próprio terapeuta.
Quer organizar seus pensamentos, saber lidar com as dificuldades, aprender a ser seu próprio terapeuta? Me chame.
Encontrei um grande sentido de vida ao ajudar as pessoas a pôr em ordem sua casa emocional e mental, tratar de seus processos e dificuldades. Atuo com Terapia de Sessões Únicas e convencional.